Robótica - Linguagem C, Arduino e Games

Robótica - Linguagem C, Arduino e Games

Duração:

36 horas (3 horas por aula)

Investimento:

R$ 600,00 (à vista)

Pagamento:

Em até 3x (com juros)

Turmas em andamento:


Tenho interesse

A ideia do curso é integrar conhecimento aplicado a diversas áreas (Programação, Robótica e Games). Iniciamos o Curso com Linguagem de Programação C, depois será trabalhado conceitos de Robótica utilizando o Microcontrolador Arduino, e para finalizar será introduzido alguns conceitos de Game (objeto, cenário, movimentos e colisões) utilizando a ferramenta Scratch. Para isso, serão desenvolvidos projetos utilizando um Carro Robô e um Braço Robótico controlados por Arduino e Scratch.

Objetivos

O desenvolvimento de projetos envolvendo Robótica e Games permite uma forte aplicação didática de todas as disciplinas que são vistas na educação básica através de práticas laboratoriais, proporcionando assim, a interdisciplinaridade. Como consequência, há uma melhoria no processo de aprendizagem, unindo teoria à prática.

A quem se destina

Pessoas que queiram adquirir conhecimentos relacionados a montagem, mecânica, sensores e atuadores. O curso é desenvolvido para, além do conhecimento específico, despertar no aluno habilidades como trabalho em equipe, liderança, desenvolvimento de projetos, criatividade e inovação.

Estar cursando ou ter cursado no mínimo o ensino médio.

  • Aula 1 - Apresentação do Compilador (GCC), Tipos Básicos de Dados
  • Aula 2 - Estrutura de Decisão (If-else e Switch-Case)
  • Aula 3 - Estrutura de Repetição (Laço Contado - For)
  • Aula 4 - Estrutura de Repetição (Laço Condicional - While e Do While)
  • Aula 5 - Ambiente de programação: IDE - Estruturas do programa – Conceitos básicos de eletrônica - Portas Digitais I/O (digitalWrite)
  • Aula 6 - Estrutura do programa { setup() e loop() } – Comunicação Serial (Serial.available()) - Estrutura de Controle (if-else e switch-case)
  • Aula 7 - Circuito Pull_up - Estrutura de Repetição (for)
  • Aula 8 - Circuito Pull_down - Estrutura de Repetição (while)
  • Aula 9 - Apresentando os comandos básicos do Scratch
  • Aula 10 - Componentes de um projeto
  • Aula 11 - Criação de Jogos no Scratch
  • Aula 12 - Scratch para Arduino na prática
  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Para menores de 18 anos é indispensável à presença de responsável com CPF.
  • IoT Education – Consultoria e Treinamento


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